segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cozbi - Uma Mulher Enganadora, dissimulada

O texto Sagrado nos fala sobre a Israel se prostituindo com as filhas do moabitas.E elas, com certeza possuíam uma estética exuberante, que o povo de Israel não resistiu aceitar os convites dessas beldades em participar das festas de Baal-Peor.(Números 25:1 a 3). Eu analiso que as Mulheres da Bíblia têm uma mensagem forte e relevante para nós Mulheres de hoje. Existem Mulheres na Bíblia como nos tempos atuais. Mulheres santas, virtuosas, sábias, honestas, de estudos da Palavra, de oração, de adoração, de missão e evangelismo, temente a Yeshua,mas também existem mulheres mundanas, sem temor a Yeshua, Como Cozbi, uma mulher medianita morta em Sitim por Finéias, filho de Eleazar e neto de Arão ( Números 25: 15 a 18). Finéias foi elogiado no Salmo 106: 30 e 31. Ele empurrou uma lança através do estomago de Cozbi logo após Moisés ter dado ordens para executar publicamente os chefes do povo, culpado de prostituição que se juntaram a Baal-Peor ( Números 25:5). Cozbi era um princesa, filha de Zur, chefa da Casa paterna em Midiã.ela foi uma mulher que influenciou Zinri, filho de Salu, filho de uma casa paterna dos simeonitas ( Números 25:14). Ela era uma Mulher sedutora, que espalhava imoralidade e mundanismo. E os israelitas se prostituiam com as “lindas mulheres moabitas”.(Números 25:1). Isto tudo aconteceu quando Israel esteve em Sitim (Números 25:1).È preciso estar firmado na Rocha Yeshua para nos livrarmos de mulheres como Cozbi.Cozbi foi a única mulher Bíblia de quem está escrito que um dardo foi empurrado no “pelo ventre” ( Números 25:8).

A Mulher de Ló - uma Mulher desobediente

Quando leio Lucas 17: 32 fico meditando que esse fato é muito importante para que possamos refletir sobre a nossa vida. “Lembrai-vos da mulher de Ló”, recomendou o Eterno Yeshua. Ele não nos convida a lembrar de Abraão, de Isaque, ou de Jacó, ou mesmo de Sara,Raquel, Ana ou Rute. Não! Ele escolhe alguém cuja alma estava perdida para sempre. Ele está falando da Sua segunda vinda, quando virá julgar o mundo; Ele está descrevendo o estado terrível de despreparo no qual muitos serão achados. Os últimos dias estão na Sua mente, quando Ele nos diz: "Lembrai-vos da mulher de Ló".

Mas, por que tenho de lembrar essa mulher em pleno século XXI? Todos os estudantes da Bíblia conhece a História dessa Família e quem fora Ló. O sobrinho ambicioso de Abraão. Essa mulher que nem o nome dela é registrado nas Sagradas Escritura entre outras honrarias teve o privilégio de conhecer e conviver com o Patriarca Abraão e sua esposa Sara, por algum tempo. Participou de muitas reuniões de adoração com a Família do Patriarca ao Eterno Senhor Javé. Foi uma felizarda porque foi juntamente com seu esposo resgatada, junto com o rei de Sodoma e Gomorra e quando retornavam do cativeiro ela pôde conhecer pessoalmente Melquisedeque, o rei de Salém, o Sacerdote do altíssimo ( Hebreus 7:1).

Nos Projetos de Eterno Jeová Elohim era que ela exercesse o seu papel de coluna de seu lar. No inicio parece que ela ia se encaixando nesse projeto, mas depois se encontrou com a prosperidade material e começou a envolver-se com a cultura e o mundanismo de Sodoma e Gomorra.

Parece que a Mulher de Ló renegou ou esqueceu tudo o que aprendeu com Abraão e Sara: os preceitos, a crença, a adoração, o altar, enfim tudo mesmo. Que nem mesmo a aparição dos anjos com sua mensagem de juízo foi capaz de despertá-la daquela letargia do pecado.Ela estava envolvida com a vida mundana de Sodoma e Gomorra e achava que aquilo não que fazia não era pecado.Era normal. Os anjos ajudaram aquela mulher naquela subida difícil da montanha, mas a Mulher de Ló não aceitava a vontade o Eterno Jeová Elohim.e olhou para trás...

“Lembrai-vos da Mulher de Ló”...o Eterno Yeshua está alertando do perigo que corremos quando deixamos de fazer a vontade do Pai.È muito importante que nós mulheres meditemos sobre a importância do nosso papel nessa sociedade capitalista.Será se estamos fazendo mais a vontade da nossa carne do que a vontade do Espírito Santo? Será que a cultura, o mundanismo não está tomando conta de nós? Será que estamos sendo uma coluna de estudos bíblicos, de oração e de adoração?Ou uma estátua de sal?