quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rispa - Uma Mulher de coragem e Amor pelos seus filhos e parentes

Gosto muito da música " A Canção de Rispa" de Tatiana Malafaia, pois fala da trajetória dessa Mulher chamada Rispa, que quer dizer em hebraico Riçpah,significa “pedra brilhante”, "pedra quente". Rispa, filha de Aiá, e uma das concubinas do Rei Saul.que após a morte de Saul, Abner a tomou como esposa, resultando em uma briga entre ele e o filho e o sucessor de Saul, Isbosete. (2Samuel 3:7e 8). A presença de Rispá e sua coragem, seu amor por seus filhos 21:8-11) transforma uma História de Guerra e de Morte em “História Sagrada”.Ela era mãe de Armoni e Mefibosete, filhos de Saul . Estes dois filhos e mais cinco netos de Saul, filhos de Merab, filha de Saul, foram entregues, por Davi (2Samuel 21:8), aos guibeonitas, como expiação pelo massacre executado pelo rei Saul. O rei poupou Mefibosete (2Samuel 21:7).Os guibeonitas crucificaram os sete israelitas, deixando seus corpos expostos desde o princípio da ceifa da cevada na primavera,por todo o ardente estio, até a queda das chuvas periódicas em outubro (2Samuel 21:9).Não se tem nenque Rispá, durante todo esse tempo, conservou-se sentada sobre uma rocha,perto do lugar onde estavam expostos os sete israelitas, não consentindo que de dia as aves do céu e de noite as feras do campo devorassem seus corpos (2Samuel 21:1-11). Aproximadamente seis meses ela vigiou e protegeu os sete corpos. Certamente não ficou sozinha neste protesto. Mais pessoas,mulheres e outras terão se unido a ela em solidaridade. O protesto individual tornou-se coletivo, adquirindo assim uma força de irradiação política e profética. A atitude de Rispá chegou aos ouvidos de Davi, o qual se arrependeu de seu ato. Ordenou que transportassem e enterrassem aqueles restos de corpos humanos e que trouxessem Rispá à sua presença(2Samuel 21:13-14)huma notícia de Merab, a mãe dos cinco filhos sacrificados e expostos com os filhos de Rispá.Rispá, certamente tomada de profunda dor, não ousou falar uma palavra sequer. Armou uma tenda com sacos de estopa. Ficou aí, vigilante e alerta, desde o princípio da ceifa da cevada, na primavera, por todo o ardente estio até a queda das chuvas periódicas, em outubro. O texto diz

segunda-feira, 23 de julho de 2012

As Filhas de Zelofeade -Reivindicando seus Direitos

Seus nomes eram Macla (no hebraico
Malah, que significa gordura/enfermidade”); Noa ( significa movimento), Hogla (significa “dança” ou também pode significar “perdiz”), Milca (significa“rainha”) e Tirza (significa “agradável”. Essas jovens Mulheres tinham visão de
futuro. Eram “modernas” para seu tempo.
O Censo feito de toda Congregação de Israel, da idade de 20 anos para cima,segundo as casas de seus pais, for capaz de sair para a guerra (Números 26:2),porém Zelofeade não tinha filhos, somente filhas (Números 26:33). Concluído oCenso, o Eterno Elohim instrui Moisés repartir a terra em herança (Números26:53).De acordo com suas reivindicações elas não foram contadas no Censo(Números 27: 3 e 4).E foram Jovens Mulheres que tiveram coragem de enfrentar Moisés, o Sacerdote Eleazar, os príncipes etoda Congregação para reivindicar seus direitos de herança (Números 27:2),expondo suas reivindicações e saindo em defesa de seu pai, que não se encontrava na Rebelião de Corá (Números 27:3-4). E Moisés elvou o caso ao Senhor e o Senhor mandou que dessem a elas os seus direitos (Números 5 a 11).A atitude das filhas de Zelofeade foi um marco nos direitos das Mulheres em relação á herança da terra, até aos dias atuais. As Filhas de Zelofeade com suas reivindicações para buscar seus direitos nos dão exemplos a sermos MULHERES corajosas, guerreiras, decididas,determinadas, com atitudes e responsabilidade social. Lutar por nossos direitosnão é desrespeitar , ofender ou afrontar alguém. A Mulher é um marco , um recurso essencial nos Estudos Biblicos.

sábado, 21 de julho de 2012

As 3 Filhas de Jó - Mulheres Abençoadas

“Tambémteve outros sete filhos e três filhas. Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra,
Quezia, e o da terceira,Quéren-Hapuque. Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos” (Jó 42:13 a 15-ARA)
O Texto Sagrado nos diz que as filhas de Jó foram as MULHERES mais formosas da terra. Os filhos são heranças do pais (Salmo 127:3). Jovens Mulheres que tiveram por nome aquilo que Jó tinha na alma nos momentos de sofrimento, angustia e dor. Jemima quer dizer em hebraico Pomba da Paz. Foi à esperança de Jó isso quer dizer que o nome de sua primeira
filha nos diz que os olhos de Jó sempre estivera em Deus. Quésia quer dizer em hebraico “Aroma
de Canela ou Cássia ou Cinnamomum madeira doce, perfumada”. Foi a Vitória que Jó alimentava em sua mente, em contraste com o mau cheiro das feridas purulentas de Jó. Hoje somos o bom perfume de Cristo (2Coríntios 2:14). Quéren-Hapuque quer dizer “estojo de pintura para os olhos”, ou “caixinha de cosmético ou Vaso de Antimônio. O Eterno Jeová Elohim devolveu a Jó a alegria, o colorido da vida. O antimônio era um metal muito usado nas maquiagens. As três
Filhas de Jó foram Jovens Mulheres que tiveram o privilégio de receber herança,
pois a lei Judaica, apenas herdadas, se não houvesse filhos (Números 27:8-ARA), uma prova da
riqueza e da unanimidade.