sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A Mulher Samaritana: um exemplo Missionária-Evangelistica

A mulher Samaritana não é um nome de pessoa e sim referente a uma mulher que morava em Samaria ( Samaria que quer dizer “guardar ou prestar atenção”, derica de Shemer, de quem Omri, Rei de Israel comprou (1Reis 16:24). Samaria durante o Reino dividido de Israel foi a Capital do Norte, ou seja das 10 Tribos de Israel e tomada pelos Assirios em 2 a.C. que se estabeleceram na área com cinco tribos estrangeiras (2Reis 17:13 a 34). Jesus viajou da Judéia, no sul e de volta para a Galiléia, no Norte, passou por Samaria. Os viajantes judeus desviavam ao redor de Samaria para evitar o contato com os samaritanos, mas JESUS CRISTO tomou a rota direta chegando a Sicar, Cidade perto do Poço de Jacó.A Mulher Samaritana era estrangeira de um grupo religioso, mas sua Historia fez uma declaração clara sobre o papel das Mulheres nas  Missões-Evangelisticas. Ela conheceu Jesus.Ela aprendeu com Jesus.Ela passou a acreditar em Jesus.Quando lemos a Historia da Mulher Samaritana observamos 3 partes: Primeira: a Mulher encontra Jesus junto ao Poço de Jacó e ali há um diálogo entre os dois.ela questiona com ousadia sobre questões e assuntos de seu interesse e reconhece que Ele é o Messias ( João 4:1 a 26). Segundo: a Mulher retorna á sua cidade. Os discípulos são hostis com ela e ela anuncia que Jesus Cristo é o Messias (João 4: 2 a 38). Terceira: A Mulher Samaritana anuncia e convence muitas pessoas sobre Jesus e fica na cidade por mais dois dias. Não importava se ela era samaritana. Ela foi uma Mulher corajosa. Ousada. Destemida para aprender e anunciar a Salvação.( João 4:39 a 42)

Joana- discipulo fiel do Senhor Jesus

Joana significa "Deus é gracioso". Joana era uma mulher judia de classe alta na Palestina, no Século I.Era mulher de Cuza, Procurador de Herodes Antipas, governo romano nomeado da Galiléia. (Lucas 8:3). Joana deve ter sabido tudo o que aconteceu através de seu marido sobre o julgamento e a tortura de Jesus. Lucas menciona Joana como uma das que foram curadas por Jesus de Nazaré de “espiritos malignos” e “enfermidades” (Lucas *:1-2-3). Joana foi curada pelo poder do Senhor e não sabemos como ela pode manter-se em silencio servindo o Senhor em meio ao tumulto político do governo de Herodes Antipas, sendo seu esposo um empregado de alta patente. E ela ajudava o Senhor com seus bens.Ela foi muito importante materialmente para o Senhor. Lucas também menciona Joana como sendo uma das três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na manhã da Páscoa, encontrando-o vazio, assim também, Joana e outras mulheres tiveram um experiência estranha, que a ciência não explica. Elas viram “anjos” que perguntaram a elas porque estava a procura de Jesus em um túmulo, em um lugar reservado a mortos? E JESUS não podia estar ali porque ELE ESTÁ VIVO! Glória! Haleluiah! E elas saíram dali e correram para encontrar os discípulos de Jesus e Pedro foi e verificou por si mesmo que o túmulo estava vazio.Somente os panos que embrulharam o corpo permanecia ali. Joana, talvez  foi um dos primeiros a espalhar a noticia da ressurreição a um mundo esperançoso.(Lucas 24:1 a 12)

Noemi: Mulher de Fé e Confiança

Noemi significa "agradável", mas o nome que ela chamava a si mesma mais tarde foi Mara, que significa "amargo". A História de Noemi teve um  começo sombrio.Noemi era israelita. Ela e seu marido Elimeleque e seus filhos Malom e Quiliom mudaram-se para  Moab, quando havia pouca comida em Israel. Morreu seu marido e seus filhos casam com mulheres moabitas.( Moab, do hebraico Moab que significa "de meu pai", foi um personagem bíblico do Antigo Testamento nascido fruto de uma relação incestuosa entre Lot e a sua filha mais velha.é uma faixa de terra montanhosa no que é atalmente a Jordãnia).Noemi, sozinha e sem nada na terra estrangeira resolveu voltar para sua terra natal. E somente sua nora Rute decidiu acompanhá-la.E assim, as duas mulheres parturam para Belém de Judá em uma jornada árdua, pois era fim do varão e as estradas eram terríveis para viajar. Noemi era uma mulher de fé e oração. Noemi é um exemplo de sabedoria, fidelidade e esperança no Senhor. Mesmo diante da calamidade da vida ela permaneceu fiel ( Ler o Livro de Rute. São somente 4 capitulos)