sábado, 1 de janeiro de 2011

Zeruia, uma Mulher Guerreira

Zeruia, irmã ou provavelmente , meia irmã de Davi e mãe de Joabe, abisai e Azael (2 Samuel 2:18 e 1Crônicas 2:16-17), (que foram os três principais heróis do exército de Davi.

Diz-se também que Zeruia e Abigail eram “irmãs” dos filhos de Jessé (1Cr 2:16). Por isso, é possível que fossem filhas da esposa de Jessé, de um possível casamento anterior dela com “Naás” ( 2Samuel 17:25), provavelmente seja o rei “Naás” como descreve em ( 1Samuel 11:1-2), que foi morto pelo rei Saul, segundo o historiador judeu Flávio Josefo.

Estes versículos são de difíceis compreensões para muitos estudiosos da Bíblia, pois “Naás” poderia ser outro nome de Jessé, pai de Davi; para outros, “Naás” foi o primeiro marido da mulher de Jessé. Então Zeruia seria meia-irmã de Davi e enteada de Jessé seu pai. Zeruia era consideravelmente mais velha do que Davi, porque os filhos dela parecem ter tido mais ou menos a mesma idade que Davi.

O nome de Zeruia usualmente é associado com os seus três filhos Abisai, Joabe e Asael, que todos eram lutadores valentes a favor de Davi (2Samuel 2:13,18; 16:9; 17:25; 18:2). A única referência Bíblica feita ao pai dos três filhos de Zeruia é que ele foi enterrado em Belém (2Samuel 2:32).

Observa-se que Zeruia era uma mulher guerreira, valente, forte, destemida. Educou seus filhos como uma guerreira e todos eles foram valentes guerreiros. E o nome dela o escritor bíblico fazia questão de mencionar todas as vezes que flava em seus filhos. Isto demonstra o perfil desta mulher guerreira. E como a influencia da mãe é mais forte. São inúmeras referencias bíblicas onde o nome de Zeruia é citado. Vejamos algumas:

“Disse Davi a Aimeleque o heteu,e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: quem descerá comigo a Saul, ao arraial? Respondeu abisai: eu descerei contigo. (1Samuel 26:6).” “Sairam também Joabe, filho de Zeruia, e os homens de Davi e se encontraram uns com os outros perto do açude de Gibeão; pararam estes do lado de cá do açude, e aqueles, do lado de lá (2Samuel 2:13).”“No presente, sou fraco, embora ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são mais fortes do que eu. Retribua o Senhor ao que fez mal segundo a sua maldade. (2 Samuel 3:39)”

“Joabe, filho de Zeruia, era comandante do exército. Josafá, filho de Ailude, era cronista. (2 Samuel 8:16)” “Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: Porque amaldiçoaria este cão morto ao rei? Meu senhor? Deixa-me passar e lhe tirarei a cabeça (2 Samuel 16:9) “Respondeu o rei: que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora, deixai-o amaldiçoar,pois, se o Senhor lhe disse : amaldiçoa a Davi, quem diria: Porque assim fizeste (2 Samuel 16:10).

Ainda encontramos inúmeras referencias sobre os filhos de Zeruia. Pegue sua Bíblia e leia e medite sobre a influência de uma mãe que educa seus filhos com força e coragem no Senhor:

1Reis 1:7 1Reis 2:5 1Reis 2:22 2Samuel 18:2

2Samuel 19:22 2Samuel 21:17 2Samuel 23:18 1Crônicas 11:6

1Crônicas 18:12 1Crônicas 18: 15 1 Crônicas 26:28

3 comentários:

  1. Sobre 2Samuel 17:25. Não acredito que "Naás" mencionado em 2Samuel 17:25 se refira ao rei amonita de 1Samuel 1-2, e sim a uma das mulheres de Jessé. "Naás", em hebraico significa "cobra", uma palavra que pode ser usada tanto para nomes de homens como de mulheres. Abigail e Zeruia eram meio irmãs por serem filhas de mães diferentes. Abigail, como a Bíblia afirma: filha de Naás, Zeruia e Davi, embora a Bíblia não registre, filhos da mesma mãe, uma outra esposa de Jessé. Assim acreditam os estudiosos.
    Luciano Patrício

    ResponderExcluir
  2. Descobri este blog e estou feliz pela divulgação da palavra do senhor, pois ela salva o pecador das garras do inimigo. Ajudem-nos a engrandecer ainda mais o anuncio da palavra de Deus em nosso município. Que o senhor Jesus Cristo nos Abençoe para todo o sempre AMÉM!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma grande mulher provavelmente que criou seus filhos para serem homens lutadores em defesa de seu rei contra os inimigos que tentavam os afligir.

    ResponderExcluir