quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ruth -Uma Mulher Simples, Decidida e Persistente

Quando leio o Livro de Ruth glorifico mais e mais o nome de Yeshua.Porque vejo uma mulher corajosa, decidida e persistente em trilhar o Caminho, a Verdade e a Vida.Mulher aparentemente frágil, mas que não temeu os obstáculos da vida.Ruth cujo nome significa “amiga” “companheira”,isso foi provado quando ela se recusou a voltar a Moabe.Sua vida histórica de desenvolve no contexto da Colheita da Cevada,( Levítico 23:10-11) a terceira das Sete Festas Judaicas (Êxodo 23:16) e também ligada aos Juízes ( Ruth 1:1)

Os problemas econômicos em Belém de Judá trouxeram grande fome para o povo. Elimeleque, e sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom, tiveram de mudar-se para a terra de Moabe. E li fixaram residência por quase dez anos. Com o passar dos tempos Elimeleque morreu deixando Noemi viúva com dois filhos Malom e Quiliom, os quais vieram a casar com moças moabitas Orfa e Ruth. Entre esse tempo em que estavam em Moabe também foram atacados de doenças Malom e Quiliom vindo ambos a falecer.

Então Noemi decidiu voltar a Casa do Pão (Belém de Judá). E no caminho deu liberdade e ainda incentivou suas noras a voltarem para Moabe. Apenas Orfa voltou, Ruth foi decidida dizendo ““... aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Ruth 1:16-b).

Ruth se recusou a voltar atrás e deixar sua sogra sozinha ali. Aí se percebe o amor familiar de Ruth. A importância que ela dava a esse amor familiar. Era sua sogra. Mãe daquele que fora seu esposo. Que brilhante modelo de aceitação familiar! O Apóstolo Paulo reforçou as atitudes de Ruth com palavras (1Coríntios 13: 11). Ruth havia deixado de pensar como menina, agir como menina, desistiu das coisas de menina, isto é, da sua terra, da sua cultura, de sua segurança para seguir a crença que seu esposo professava juntamente com sua sogra. Uma crença em um Deus ÚNICO. Ela se converteu a Jesus Cristo. Fez a sua profissão de fé.(Atos 3:19). A partir de então Ruth não era mais uma moabita. Havia decidido a viver com sua sogra na Casa do Pão.

As duas chegaram a Belém no principio da colheita da cevada ( Ruth 1:22). E toda cidade se comoveu com a chegada delas ((Ruth 1:19-b). Ruth era uma mulher formosa, assim como toda a mulher que é fiel ao Senhor. A cevada era colhida na primavera.Portanto, elas chegaram em de volta a Belém na primavera.No mês de Nissan. Ruth trabalha duro para conseguir alimentos para ela e sua sogra. E chama atenção de Boaz, o dono da messe, um israelita. E casa com ela. Segundo a tradição judaica, Boaz deve ter casado com Ruth no Tu’B’ av, isto é, no final da Colheira do Trigo.

Rute e Boaz tiveram um filho chamado Obede. Obede foi pai de Jessé. Jessé foi pai de David ( Ruth 4:17). Deus trabalhando em silencio na vida de Ruth. Quando medito na vida de Ruth sinto seu exemplo, sua importância. Porque Ruth é representada como a Igreja, a Noiva e Boaz é uma espécie de Cristo.Pois ela chegou em Belém na Festa das Primícias, da Cevada e Paulo nos diz em 1Corintios: 15:20-23) que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e se tornou as primícias da ressurreição. Rute é uma das três únicas mulheres mencionadas na lista de Mateus dos antepassados de Jesus Cristo (Mateus 1:5).Ruth é um exemplo para nós mulheres salvas e remidas no Sangue do Cordeiro. Exemplo de simplicidade, de coragem, de persistência, de fé, de atitude, de determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário