quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ada - duas vidas e duas histórias

Do hebraico Adah (ornamento ou beleza), quer dizer feliz, próspera. Ada, mulher Lameque e Ada, mulher de Esaú percebe-se que foram duas mulheres relacionadas na Bíblia que muito contribuiram no Plano do Eterno.Não concordo quando dizem que as Mulheres da Biblia eram sem vez e sem voz, umas se destacaram mais que as outras e viviam em uma sociedade patriarcal.Não devemos esquecer isso.Nós, também, Mulheres salvas e remidas pelo Sangue do Cordeiro devemos contribuir no Plano do Eterno.Obedecendo a Lei do Eterno e para isso é preciso estudar a Biblia, orar e jejuar para o IDE e PREGAI. Vejamos as duas "Ada":
Ada, mulher de Lameque : Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra de chamava Zila. Ada deu a luz Jabal, este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gados ( Gênesis 4:19 e 20).
Este é o primeiro caso de registro da poligamia no Antigo Testamento. Lameque casou com duas mulheres, mesmo o Eterno ter dito que um homem deveria tomar UMA esposa (Gênesis 2:24). Além disso, Lameque era da linhagem de Caim que era constatada pela linhagem de Sete. Caim tende a escolher a desobediencia ao Eterno e Sete a obediencia ao Eterno.
Ada, esposa de Esaú: Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu. A Ada de Esaú lhe nasceu Elifaz (...) o principe Corá, o principe Gaetã, o principe Amaleque; são estes os principes que nasceram a Elifaz na terra de Edom,são os filhos de Ada ( Gênesis 36: 2-a; 4-a; 10-a; 16).
Os descendentes de Esaú são chamados de EDOMITAS, não só porque ele era filho de Isaque, como também porque seus descendentes eram vizinhos do povo de Israel, e sua genealogia nos ajuda a esclarecer os vários episódios da sua História, narrada no Antigo Testamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário