Observa-se que Héber, o queneu, era relacionado com o sogro de Moisés e, desta forma, com os israelitas (Juízes 4:11). No entanto, ele parece ter abandonado esse relacionamento e se mudado para o norte, aliando-se a Jabim, o rei cananeu. Em outras palavras, é como se ele tivesse mudado de lado. Ele não estava mais do lado israelita, e sim do lado cananeu.
O fato, aparentemente, era de conhecimento comum, pois Sísera fugiu para a casa de Héber achando que estaria seguro sob a proteção de um aliado. Parece que, providencialmente, Héber não estava em casa. Assim, Sísera cometeu um erro fatal ao procurar refúgio ali.
A resposta de Jael fê-lo acreditar que encontrara um lugar seguro onde poderia comer e descansar, e depois continuar sua fuga para casa. Ela o convidou a entrar na tenda e lhe disse para não temer. Depois que ele entrou, ela o cobriu com uma manta ou coisa parecida. Ela lhe deu leite, o que, combinado com sua fadiga, foi o suficiente para fazê-lo dormir. Ela também lhe prometeu ficar vigiando à porta da tenda. Sísera presumiu que, se alguém o procurasse, ela diria que ele não estava. E, então, ele adormeceu - pela última vez. Nunca mais acordou. (Juízes 4; 17-24)
Pela maneira como Sísera chega a sua tenda, ela deve ter percebido que os israelitas estavam vencendo a batalha contra os cananeus. Ela deve ter sentido que esta era sua oportunidade de ajudar Israel, matando Sísera. Armar e desarmar tendas eram serviço de mulher; por isso, Jael tinha sempre à mão suas ferramentas de trabalho, e sabia como usá-las. Enquanto Sísera dormia profundamente, ela pegou uma estaca da tenda e a encravou em seu crânio, penetrando até o chão. Não muito depois chega Baraque, em perseguição a Sísera. Jael o chama e lhe mostra o corpo estendido na tenda com a cabeça encravada no chão.
Foi nesse contexto da História do Antigo Testamento que o Senhor usou essa mulher transformada, estrategista e bendita para ajudar Débora e Baraque a liquidar um grande inimigo de seu povo.Jael dentro de si tinha a mensagem do Senhor, pois enquanto seu esposo ficava do lado dos inimigos do povo de Deus ela estava do lado certo, do povo de Deus. Veja só, a estratégia de Jael, sim, porque ela percebe a oportunidade que Deus lhe concedia. Ela recebe Sísera em sua tenda e lhe dá uma recepção de amigos oferecendo-lhe leite. Débora a chamou de bendita (Juízes 5:24) por causa de sua atitude estrategista e corajosa. Jael possuía sabedoria de Deus. Ela havia cometido vários crimes aos olhos da cultura da época, pois infringiu as leis da hospitalidade, falsidade, traição e homicídio. No entanto, ela vai ao encontro de Baraque com alegres noticias (Juízes 4:22).
Do ponto de vista israelita, Jael fez um trabalho de mestre. A glória realmente é dada a ela, e não a Baraque.Embora fosse uma estrangeira, a sua atitude fez dela uma mulher honrada pelo Senhor, que marca a sua época ( Juizes 5: 6-b)
PAZ AMADA.
ResponderExcluirVIM TE FAZER UMA VISITINHA PELO SONICO E SAI AQUI
TENHO UM BLOG QUE ENVIA ESTUDO BIBLICO GRÁTIS.
VISTE EU TAMBEM.
SE PRECISAR DE UM PREGADOR É SÓ CHAMAR.
ABRAÇOS
PR. D. BARBOSA
sabe me dizer o que exatamente Jael fez com
ResponderExcluirSisera que o cansou mais do que ja estava e que o fez dormir?
paz
Eu acredito que a alimentação oferecida e aceita juntamente com o cansaço físico,emocional e mental foi o suficiente para ele cair em sono.
ResponderExcluirEu acredito que a alimentação oferecida e aceita juntamente com o cansaço físico,emocional e mental foi o suficiente para ele cair em sono.
ResponderExcluirEu acredito que a alimentação oferecida e aceita juntamente com o cansaço físico,emocional e mental foi o suficiente para ele cair em sono.
ResponderExcluirEu acredito que a alimentação oferecida e aceita juntamente com o cansaço físico,emocional e mental foi o suficiente para ele cair em sono.
ResponderExcluir