Quando estudamos a Biblia encontramos Mulheres que nos fazem refletir sobre a vida.De uma forma ou de outra sempre temos Mulheres na Biblia nos dando lições de para para a vida.Hoje quero falar sobre Ester.
Ester é uma das duas únicas mulheres no Antigo Testamento para ter um Livro que leva o seu nome ( o outro é Ruth). Hadassah, seu nome de nascimento, significa – Murta - , mas Ester deriva da palavra persa – Satarah - que significa “estrela”. Ester era um ajovem da Tribo de Benjamin que possui uma deslumbrante beleza, inteligência e coragem. Após a morte de seu pai, seu primo Mordecai adotou-a como sua própria filha.De acordo com o Livro do Antigo Testamento seu nome está ligado ao da rainha Vasti, esposa de Assuero, governante da Pérsia, pois a leitura bíblica diz que durante seu terceiro mandato no trono o rei Assuero decidiu dar uma festa na cidade de Shushan. A celebração durou meio ano e foi concluída com um festival de bebidas durante uma semana, o qual o rei e seus convidados consumiram grandes quantidades de álcool.
Assuero bêbado decide mostrar a beleza de sua esposa, então ele comanda a rainha Vasti para comparecer perante os convidados do sexo masculino: "No sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho mandou (...) mandou que introduzissem a , com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa (Ester 1:10-11).
O texto não diz exatamente como ela é cotada a aparecer, só que ela está a usar a coroa real. Mas, dada a embriaguez do rei e do fato de que todos os seus convidados do sexo masculino também estão intoxicados, o pressuposto de que tem sido muitas vezes Vasti foi ordenado a mostrar-se nua - vestida apenas com sua coroa. Vasti recebe a intimação, enquanto ela está hospedando um banquete para as mulheres do tribunal e se recusa a cumprir. Sua recusa é ainda outra pista para a natureza do rei. Não faz sentido que ela correria o risco de desobedecer a um decreto real se Assuero tinha apenas lhe pediu para mostrar seu rosto.
Quando Assuero é informado da recusa Vasti, ele fica furioso. Ele pede vários nobres em sua festa de como ele deve punir a rainha pela sua desobediência. Um deles, um homem chamado Memucã, sugere que ela deve ser punida severamente porque no reino poderia surgir esposas que se recusassem a obedecer a seus próprios maridos. Memucã sugere que o título de rainha a Vasti fosse dado a outra mulher. Assuero gosta desta idéia, de modo que o castigo é realizado. Logo, um concurso é lançado para uma bela mulher para substituir Vashti como rainha. Eventualmente Esther é selecionada - suas experiências na corte Assuero são a base da Festa Purim .
Hamã, o Primeiro-Ministro de Assuero, egoísta e auto-engrandecido odiava Mordecai, tio de Ester, porque o povo judeu não se curvava diante dele. Então Hamã procurou uma maneira de eliminar os judeus e todos a sua espécie falando ao rei Assuero que havia no reiono judeus que não seguiam as leis do rei. ( Ester 3: 9-10).
Ester e Mardocai são os heróis da história de Purim, um feriado judaico que celebra a libertação dos judeus de seus inimigos. Purim é celebrado no dia 14 de Adar.
O livro de Ester detalha a sua história e faz uma nota de sua coragem notável.Leia e releia.
Fonte: http://judaism.about.com/od/jewishpersonalities/a/Women-In-The-Bible-And-Jewish-History.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário