terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Hagar- uma mulher humilhada, mas vitoriosa-

“... Sarai humilhou-a,e ela fugiu de sua presença.(Gênesis 16:6 parte B)

Hagar uma jovem egípcia, dama de companhia de Sara, uma amiga confiável. Tão confiável que sua patroa a escolheu para ser a mãe biológica do herdeiro que pensava ter.

Não foi culpada se sua patroa foi apressada em tomar a decisão de ter um filho adotivo. Também não foi culpada deveras se seu patrão se apaixonou perdidamente por ela, ao ponto de desprezar sua esposa.

Era jovem e escrava. Deve ter posto em mente que seria sua oportunidade de ter uma vida modificada, sair de aquela escravidão, ter uma vida melhor... Jovem, doce, meiga, atraente se jogou em cima do patrão de corpo e alma. Amou seu patrão. Um grande amor da sua vida. Um amor tão grande que quando ficou grávida tornou-se a preferida de Abraão, despertando ciúmes em Sara, vítima de sua idéia apressada e, Abraão quando viu que o círculo se fechava deu carta branca á sua esposa para que fizesse com a egípcia o que bem entendesse.E Sara humilhou tanto sua rival que a pobrezinha fugiu de sua presença.Sim, rival.Abraão já não queria saber de Sara por causa de Hagar.

E assim a jovem Hagar fugiu para o deserto. O deserto é lugar de vitória. É no deserto que sempre há o encontro com o Senhor quando se busca a Sua presença de todo coração. Deserto é um lugar quente, mas também há momentos de frio intenso. E fica-se vulnerável no deserto. O diabo sugere muitas coisas. Coisas múltiplas. E ainda tem-se miragem. Olha-se e pensa-se que é água e sombra, não é.

E ali, deserta, sozinha e grávida Hagar buscava a fonte de água, e foi ali que ouviu a voz do senhor Jesus :

”...volta para tua senhora e humilha-te sob suas mãos. (Gênesis 16:9-B).

Após ouvir e voz do Senhor, Hagar enxugou as lágrimas cheia de força e coragem e voltou para casa de sua senhora.Deus já havia preparado o coração de Sara para recebê-la

“...disse-lhe ainda o anjo do Senhor:concebeste e darás á luz um filho, a quem chamarás Ismael,porque o Senhor te acudiu na tua aflição(Gênesis 16:11)

Hagar grávida, triste, humilhada, voltou.Tinha dentro de si uma semente de Abraão, o amado o Senhor, cujo nome já estava escolhido:ISMAEL.,porque ela O havia clamado de todo coração.

Houve um diálogo intenso entre ela e sua patroa.Hagar aprendera muito com a dor.Amadureceu.Havia também uma promessa do Senhor para seu filho:

“...Ele será entre os homens como um jumento selvagem, a sua mão será contra todos e a mão de todos contra ele, e habitará fronteiro a todos os seus irmãos (Gênesis 16:12)

Hagar tornou-se uma serva do Senhor, convívio na casa dos patrões com o filho.Mas a vida era tolerante em certos momentos.Até que foram expulsos de uma vez da casa.Outra vez deserto.A vida é assim para quem é escravo.entra-se e sai-se do deserto.um sobe e desce..

Mas, Hagar estava ali, fiel, junto do filho.Sofrendo com o filho.Ismael já estava adolescente, entendia bem o que estava acontecendo.No deserto o Senhor Jesus não os abandonou como sempre.

Foi uma mulher muito humilhada, mas vitoriosa. Por ter se envolvido com Abraão Deus jamais deixaria ela e seu filho sozinhos.Seu filho Ismael casou e teve muitos filhos e surgiu um povo vindo de sua semente que são os palestinos.

Os palestinos são filhos da escrava Hagar e vivem brigando por essas terras,pois se dizem filhos de Abraão e as terras são deles também.Esse o grande motivo de tanta confusão nas terras palestinas .

2 comentários:

  1. Paz, irmã.

    Deus lhe abençoe pelo trabalho neste blog.

    Estou seguindo.

    Visite meu blog também.

    Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Um abraço, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir
  2. Essa história contada acima esta um pouco diferente da Bíblia. Hagar era escrava da familia de Abrão há 10 anos. Depois de grávida desprezou sua senhora (Gen. 16:3/4/5). Em Gên 21:9 diz: Viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, que esta tinha dado a Abraão, zombava.
    Nesses dois trechos percebe-se que Hagar´também não era tão inocente na história. Apesar que Deus nunca fez ou faz acepção de pessoas e têm para com todas amor e aceita-nos com nossos defeitos.

    ResponderExcluir