sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Mulher de Noé --Uma Mulher Esquecida?

“Contigo ,porém,estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. (Gênesis 6:18)”

A mulher de Noé é um exemplo de ajudadora fiel do esposo e de seu lar.Uma mulher esquecida, nem o nome dela o escritor bíblico lembrou de mencionar.então era uma mulher que vivia á sombra do marido?? Era somente a mulher de Noé??Não.não a vejo assim.mas até nos tempos atuais é difícil ouvirmos pregações ou alguém escrever sobre ela, mas ela foi uma mulher muito e muito importante na vida da humanidade.A típica mulher que o apóstolo Paulo menciona em Efésios 5:22 a 24.Não foi uma Mulher esquecida, mas uma mulher simples, humilde,guardiã de seu lar.uma mulher que foi valorosa no Projeto de Deus em restaurar seu povo.foi uma coluna para que Deus salvasse uma familia e assim dar continuidade em Seu POVO.

“...Noé era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos.Noé andava com Deus.Gerou 3 filhos: Sem,Cam e Jefé (Gênesis 6:9-10).Então, Dona Noé foi uma felizarda !Casou com o único homem temente a Deus naquele lugar.Maravilha!

Noé tinha uma Família temente a Deus. A aliança feita com ele se estendeu a toda família.Que maravilha! Pela fé me reporto aos anos 600 da Criação do Mundo e vejo a Mulher de Noé(escrevo aqui Mulher com letra maiúscula),o marido indo trabalhar para o sustento da família e ela cuidando da casa e dos filhos.Educando os filhos no temor do Senhor.,pois os filhos passam a maior parte do tempo com as mães.Desde do ventre materno começa a educação de uma criança.

E os filhos desse casal foram obedientes aos seus pais. E casaram bem casados, porque também as esposas de seus filhos estavam incluídas na Aliança.

Deus é uma Família, portanto, Sua Aliança é feita com a Família. Dona Noé era uma mulher de muitas virtudes. Ao chegar em casa, Noé reunindo a família para anunciar o que Deus havia estabelecido com ele.E todos deviam honrar esse pacto! Somente uma Família firmada na rocha Jesus Cristo pode ser digna de uma Aliança Santa.

A Família ali reunida e Noé explicando como seria a Arca que Deus projetara para que eles fizessem e assim salvarem-se do dilúvio.Deus teria dado todas as medidas e de que matérias-primas seria feita.A família ali atenta para a cada palavra que o chefe dizia.A Arca seria grande feita de madeira e calafetada com betume (Gênesis 6;14).era um desafio?? Era fé.Fé no Senhor Todo-Poderoso.

E assim começaram a construção de Arca.naquele lugar o paganismo era cruel.Ninguém queria saber de Deus.viviam na orgia e na vaidade.Noé convidava o povo a ajudarem na construção da Arca e ninguém dava atenção.queriam era o carnaval dos deuses locais.Quatro homens e quatro mulheres construíram a Arca.

Dona Noé orientando as noras nas lavagens das roupas, no fazer do almoço, da merenda,do jantar para os trabalhadores, cada uma cumprindo suas tarefas de ajudadora na Obra do Senhor.

Como deve ter sofrido dona Noé durante a construção da Arca!!...Os comentários da vizinhança.Do povo naquela localidade.Cidade pequena, muita fofoca.chamavam seu marido e seus filhos de loucos.que aquela família devia ser uns doentes mentais.Jamais viria algum Dilúvio.Eram loucos, idiotas, abestados.E assim Dona Noé oravam em espírito para não revidar as fofocas e os comentários maldosos.E aconselhando as noras a não revidarem as ofensas quando chegavam chateadas, reclamando que fulana, sicrana ou beltrana havia falado isso ou aquilo em relação aos seu sogro e esposos.

Dona Noé acreditava em seu esposo, assim como os filhos acreditavam no pai e as noras acreditavam em seu sogro. Perfeita harmonia família! Como é importante desde mais tenra idade educar os filhos no temor do Senhor e dar exemplo dessa obediência.

Minha mãe Carmencita usa um ditado popular __Atrás de um grande homem, há uma grande mulher! Noé um homem simples, obediente a Deus, corajoso, valente, trabalhador, marido, pai e sogro exemplar e casara com uma mulher ajudadora, fiel amiga e companheira, pois Dona Noé não estava preocupada em ser a dona fulana, a tal, cujas roupas, sapatos, jóias, cabelo e casa teriam que ser os melhores e mais caros daquele lugar. Só a chamavam de a “Mulher de Noé”, mas como essa mulher foi uma mulher valorosa e co-construtora de uma NOVA SOCIEDADE MUNDIAL, de UM NOVO POVO DE DEUS.

Nas horas de supremo aperreio em que faltava madeiras, betume ou até mesmo o marido e os filhos cansados, desanimados com a fadiga do dia-a-dia da construção da Arca, ela com certeza estava ali demonstrando coragem e firmeza no Senhor Deus.Relembrando a eles que o Senhor é fiel.O que promete cumpre.

A noitinha quando a Família se reunia para o jantar eram discutidos os assuntos do dia e para o dia seguinte.e as noites mal dormidas de cansaço...quase á exaustão, mas iam em frente e a Arca quase pronta.” ...assim fez Noé consoante a tudo o que Deus lhe ordenara(Gênesis 6:22).Um homem quando tem uma mulher ajudadora na Obra do Senhor tudo dá certo, nem que 99% seja contra como foi com Noé.

E o povo continuava a zombar, a rir de Noé e sua família, mas sua esposa estava ali firme e forte.Chegou o dia de pôr a Arca na água.Sair como se diz do estaleiro e empurrar para o porto.Muita gente deve ido, de curiosidade apenas, para zombar mais e mais da Família de Noé.Talvez, quem sabe tenham até ajudado a empurrar para á água tão grande EMBARCAÇÃO.As amigas de Dona Noé lá espiando e rindo dela.

“...ele com os seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.dos animais limpos,e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra entraram para Noé,na Arca, de dois a dois,macho e fêmea, como Deus lhe ordenara(Gênesis 7: 7,8,9)

Que confusão! Oito pessoas construíram a Arca e agora oito pessoas no meio daquele zoológico.Animais e animais.dona Noé sempre altiva,corajosa e tranqüila ajudando o esposo a acalmar os filhos e as noras no meia daquela parafernália de bichos de toda marca.dizendo:

---------Calma, meus filhos e minhas noras, o pai e sogro de vocês, nós sabemos que Deus está conosco. Ele é fiel.Já deu tudo certo.

Que mulher! Que esposa! Que mãe! Que sogra! Quando leio a Bíblia sobre todo esse desfecho da Arca, sua construção e abrigo para as oito pessoas, uma Família, a Mulher de Noé se destaca nas entrelinhas do Texto Sagrado. Um exemplo de Mulher. De esposa. De mãe. De sogra.Uma mulher de valor, que não almejava ostentação,reconhecimento público,vaidades,ciúmes, contendas,preguiças,mas uma fiel ajudadora na Obra do Senhor.eis porque sua Família foi abençoada.

Exemplo a ser seguido por muitas mulheres que vivem em cima do salto,da luxuria e da vaidade, enquanto o Ministério de seu marido,de sua Família está desmoronando no abismo do EU - desaguando nas ilusões de um capitalismo globalizado, flutuando fora da Arca e nem percebem que o dilúvio destrói o seu lar de diversas formas.

7 comentários:

  1. É VERDADE NÃO EXISTEM MAIS MULHERES COMO A DE NOÉ, PRECISAMOS DE MULHERES COM ESTE DOM NO MEIO DO POVO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  2. ELA FOI UMA FIEL ESPOSA, PORÉM PARA MIM A ESPOSA MAIS FIEL FOI A ESPOSA DE JÓ, POIS MESMO APESAR DO DESESPERO POR TER PERDIDO TUDO QUE TINHA, TENDO EM VISAT QUE ERAM UMA FAMILIA RIQUÍSSIMA, AINDA PERDEU TODOS OS SEU FILHOS, CHEGANDO AO PONTO DO DESESPERO DE MANDA O ESPOSA AMALDIÇOAR SEU DEUS E MORRER, NÃO POR NÃO AMAR SEU ESPOSO, MAIS POR NÃO ESTA SUPORTANDO TAMANHO SOFRIMENTO DE AMBOS POIS ELA FICOU COM ELE ATE O FIM, FOI FIEL NA ABUNDANCIA QUANTO NA ESCASSEZ, POR ISSO DEUS A ABENÇOU JUNTO COM SEU ESPOSO DUPLAMENTE

    ResponderExcluir
  3. A mulher que manda amaldiçoar a Deus ela é inincensata, desiquelibrada espiritualmente, pois nao vivemos pelo que temos, mas pela fé em um Deus que restitui. Missionaria Zilah T. Àvila

    ResponderExcluir
  4. A MULHER DE NOE NOS SERVE DE EXEMPLO,DE DEDICAÇÃO ,DE FÉ,DE COMPANHEIRISMO.CARACTERISTICAS QUE TEM FALTADO EM NOS MULHERES DE HJ.OREMOS PARA QUE O SENHOR DEUS EM SUA INFINITA MISERICORDIA NOS CAPACITE...MISSIONARIA MARCILENE BARBOSA

    ResponderExcluir
  5. A MULHER DE NOE MESMO NÃO APARECENDO MOSTROU O QUANTO DEPENDER DE DEUS VALE A PENA MESMO QUANDO TODOS NOS ACHAM QUE ESTAMOS ERRADOS. DEVEMOS FECHAR OS OUVIDOS PARA O NEGATIVISMO DAS PESSOAS E OUVIR APENAS A VOZ DE DEUS, POIS SÓ ELE SABE TUDO.

    ResponderExcluir
  6. UM EXEMPLO A SER SEGUIDO, POIS ELA NÃO ABANDONOU O ESPOSO MESMO QUANDO TODOS O CONSIDERAVA LOUCO, ELA O VIU COMO SERVO FIEL A DEUS. POIS DEVEMOS APENAS ESPERAR EM DEUS E FOI O QUE ELA FEZ.ÓTIMO EXEMPLO A SE SEGUIDO POR TODAS NOS, NÃO MURMURAR MAS SIM AJUDAR NOSSO ESPOSO EM QUALQUER PLANO ESTABELECIDO POR DEUS.

    ResponderExcluir