domingo, 1 de agosto de 2010

Débora e Débora - Duas Mulheres, ambas Valentes e Vencedoras

Há na Biblia duas mulheres cujos nomes são Débora.A palavra "DÈBORA" em hebraico quer dizer abelha.

A primeira Débora viveu cerca de 4.000 anos atrás. Ela foi ama de Rebeka.Com certeza teve muita influência na vida de Rebeka.Viajou junto com ela, quando Rebeka viajou para casar com Issac. Ela provavelmente passou seus últimos anos cuidando de seus filhos, Esaú e Jacó. O que a Bíblia nos relata,quando ela morreu foi enterrada debaixo do Carvalho abaixo de Betel, e por isso foi chamado Alom-Bacute (Gênesis 35:8). Alom-Bacute significa "Carvalho do Choro" em hebraico.

A Segunda Débora foi um juíza de Israel que viveu cerca de 3.000 anos atrás, durante um tempo quando o país era governado por juízes.Ela foi a única mulher juíza de Israel. Juíza e Profetisa e mulher de Lapidote (Juízes 4:4). Um juiz em Israel era um líder tribal que em tempos de paz tinha autoridade para resolver conflitos e problemas do povo e em tempos de guerra funcionava como um ponto de encontro para reunir as tribos e organizar resistência.E uma mulher teve essa autoridade.Que legal! Maravilha!

Débora viu o estado de deterioração do país em torno de Efraim. A lei e a ordem havia sido quebrado, e já não era seguro para viajar nas estradas. Os colonos israelitas na colina do país de Canaã, eram os culpados por esses problemas. Continuamente eles viviam invadindo as fazendas de Canaã e Aldeias nas planícies e, claro, a poderosa Cdade-Estado retaliou e oprimiu os israelitas (Juízes 4:1-2-3).

Os cananeus eram liderados pelo rei Jabim de Hazor.Jabim governou um grande fortificada Cidade-Estado em Canaã , e pode ter sido o líder de uma Confederação de Cidades-Estados Cananéias(Cidades-Estados eram Cidades que se auto-governavam). Seus objetivo era restaurar o poder de Canaã exterminando os invasores israelitas (Juízes 4:6-11 e 5:12-18). Ameaçados com a força do exército de Jabim, os israelitas procuraram Débora. Ela convocou Barak, um líder militar competente e falou a ele com autoridade de quem está cheia do Poder de Deus. Ele deveria ir ao Monte Tabor com tantos homens de combate, como ele poderia montar, e assim chamar a Jabim.E através de uma mensagem de Deus lhe disse para mobilizar 10 mil homens das tribos de Naftali e Zebulom para lutar contra o exército de Jabim, rei de Hazor, em Canaã. Barak aceita ir para a batalha, mas apenas se Debora for com ele. Mulher corajosa,decidida,guerreira e valente, Débora acompanha o exército, profetiza que Barak teria a honra de vencer Sísera, general do rei Jabim. (Juízes 4:14).Sísera marchou com seu exército inteiro, incluindo 900 carros de ferro para o rio Quisom (Juízes 4:13).

Barak lidera seu exército para baixo nas encostas do Monte Tabor e derrota o inimigo (Juízes 4:15). Sísera, que escapou do abate pelos israelitas, é morto por Jael, uma mulher que com uma estaca bateu em sua cabeça enquanto ele está dormindo (Juízes 4:17). Isso cumpre a profecia de Débora que Sísera cairia para uma mulher. Mulheres como Débora continuam existindo até hoje, somos nós,mulheres que caminhamos rumo a Jerusalém Celestial. Débora e Baraque, para comemorar a vitória do povo de Deus compõem uma canção belíssima (Juízes 5). Alguns estudioso dizem que foi a própria Débora quem escreveu a canção.. Depois dessa batalha houve paz na terra por 40 anos.






2 comentários:

  1. Paz varoa!
    Sou assembleiana mas até hoje consegui a resposta certa de um questionamento mundial.
    O divórcio é concedido somente por causa do adultério, certo? E o novo casamento?
    Digo isso porque me casei com 16 anos e meu marido me largou e vive no tráfico de drogas,e tem outra família agora, isso já faz 9 anos, que me divorciei.
    Sou missionária,nesses 9 anos me dispus na obra de Deus, tenho viajado pregando, cantando, fazendo trabalhos de libertação, mas já estou com 27 anos preciso de uma família, sonho em ter filhos pois perdi um filho com 5 meses de g.
    Mas infelizmente vivo como referência para muitos, não só em MG, mas também em outros estados por onde passei. Vivo um conflito de perseguições por ser muito nova,e já ser missionária.
    Gostaria que me falasse um pouco sobre o a quebra de aliança, e o novo casamento a luz da palavra no hebraico-arcaico, no seu original.
    Meu e-mail é missneime@yahoo.com.br ou orkut é Missionária Neime.
    Obrigada, à Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade,o texto nao de juizes cap 4 em algumas versoes bíblica nao dos que ela era líder tanto que ela foi intimada por que barak se mostrou covorde
    Pois a biblia dos que Deus tinha entregado a vitoria nas maos de barak ,no entanto por conta de sua covardia debora acabou tomando sua gloria,mesmo assim ela sabia que nao era dela aquela conquista tanto que por duas vezes ela menciona que Deus etava entregando a vitoria nas mais dele, pois Deus nao colocou ela como líder, pois se fosse Deus convocaría ela e nao ele
    Essa realidade eo que ocorre com a maioria dos homens que entregam sua maioria nas maos de uma mulher por covardia!
    Outro ponto e que ela ainda exclama e diz olha Deus vai entregar a gloria para una mulher!

    ResponderExcluir