quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jesabel: Mulher Religiosa, Arrogante, Maquiavélica


Jesabel significa "Onde está o principezinho/! - O principe é o deus Baal", quer dizer o deus da perversidade, da fertilidade.
jesabel foi uma princesa fenicia, filha do sacerdote-rei da Cidade-Estado Sidon(1Reis 16:16-33).Ela foi educada em um ambiente de luxo e de cultura.Seu povo os fenicios, foi cosmopolita e sofisticado, e controlava grandes áreas do Mediterrâneo Oriental.Esposa de Acabe, o Oitavo rei do Norte de Israel no tempo de Profeta Elias, de 874 a 835 a.C.
Se casamento com Acabe teria sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia começadas por Onri.Foi um dos piores de Israel e mais infame da Biblia. Talvez seja por isso que Jesus Cristo falou a João que a si mesma se declara profetiza seduzindo os servos do Senhor a prostituição (aqui prostituição é sinônimo de idolatria, porque Jesabel nunca traiu Acabe) e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos (Apocalipse 2:20)
Jesabel foi umasacerdotiza de Baal.Mulher religiosa, pagã imoral e fanática.Espalhou a idolatria em todo israel, opôs-se ativamente a Deus mesmo tendo provas indiscutiveis de sua Soberania.Ela jamais se submeteu ao marido.Acabe era o rei, mas quem mandava reinava era ela.Poder e controle eram seus objetivos.Os esforços de Jesabel para impor a adoração a Baal em Israel começaram desde quando Acabe permitiu Baal no corteja de seu casamento (1Reis 16:31)Acabe seguiu a cultura da esposa e mandou construir um altar para Baal e um poste-idolo, em Samaria.Ela promoveu uma Campanha para exterminar os Profetas Javistas(1Reis 18:4).Teve provas do Poder de javé, mas não se curvou ao Senhor.
A História de Jesabel contém 3 episódiso importantes:
1-O conflito ente os sacerdotes de baal e YHVH(JAVÉ).O conflito entre os seguidores de Baal e Javé foi uma guerra aberta, onde ela incentivou a tolerancia entre os dois sistemas.Elias era apoiado pelo Senhor(1Reis 16:29-30,1Reis 18:17-40, 1Reis 19:1-3)
2-O episódio da vinha de Nabote(1Reis 21:1-16Acabe, marido de Jesabel, queria ser o dono do vinhedo perto de sua casa de campo em Jezreel.O proprietário Nabote, não venderia.Jesabel planejou a morte de Nabote e a posse da vinha passou para Acabe.
3-A morte de Jesabel e sua familia 1Reis 22:29-30; 2Reis 9:21-28; 2Reis 30-37)Jesabel e todos os mebros de sua familia foram mortos durante um Golpe de Estado liderado por jeú.Ela morreu com coragem, regiamente vestida como uma rainha e sacerdotiza de Baal.Pintando cabelos e olhos e usando os enfeites coloridos e vistosos, típicos das mulheres de Baal
Jesabel foi uma mulher influente na idolatria, se espalhou para o Reino do Sul de Judá através de sua filha Atalia, que se casou com Jeorão, rei de Judá.Esse casamento foi um desastre.A idolatria da Fenícia contaminou os Dois Reinos Hebreus através da prática perniciosa no dia-a-dia (2Reis 8:17-18-26-27 e 2Reis 11:1-20.Acabe construiu muitas cidades e lutou em inúmeras guerras (1Reis 22:39) . A maior parte do Governo de Acabe e Jesabel está centrado em Elias, O Profeta Javista.
Acabe e Jesabel formaram um casal perfeito´para satanás agir.Ele um homem egoista e fraco.Ela uma mulher determinada,sedenta de poder e fortemente idolatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário