quarta-feira, 27 de julho de 2011

Candace - Uma Mulher-Rainha formidável


Há inúmeras mulheres na Bíblia cujos nomes são apenas mencionados.Mas tiveram uma grande participação na propagação do Evangelho da PAZ.Como Candace. Quem foi Candace?Candace, rainha dos etíopes, provavelmente de Meroe, localizada na Grande Curva do Nilo (Etiópia), cujo "eunuco" ou tesoureiro se converteu ao cristianismo pela instrumentalidade de Filipe, o Evangelista (Atos 8:27). É provável que o judaísmo tinha raízes na Etiópia neste momento, e, portanto, a visita do tesoureiro da rainha a Jerusalém para celebrar a festa e ainda lia uma porção do livro de Isaias. Há uma tradição que Candace se converteu ao cristianismo por seu tesoureiro em seu retorno, e que ele se tornou o apóstolo do cristianismo em toda aquela região, levando-o também a Abissínia.Diz-se também que ele pregou o Evangelho na Arábia Féliz e Ceilão, onde sofreu martírio. Candace de Meroe foi uma mulher formidável. O país que ela governou foi um dos grandes reinos da África, parte da qual é agora chamado de Abissínia. È muito mencionado na Bíblia com o nome de Cush ou Cuxe, compreendendo uma região muito maior incluindo a parte Sul da Arábia e países adjacentes ao Tigre e Eufrates.

A Etiópia foi centro das relações comerciais entre a África e o Sul da Ásia, e, portanto, tornou-se famoso pela sua riqueza (Isaías 45:14). Foi colonizada pelos descendentes de Cuxe ( Gênesis 10:6). Plínio e Estrabão informa-nos que a Etiópia no período de 332 a.C. a 12 d.C. foi adequada sob o governo dos soberanos do sexo feminino, que traziam a denominação de Candace.
Irineu e Eusébio atribuem a conversão da rainha Candace ao cristianismo, e da promulgação do evangelho no seu reino em que ela mandou traduzir a Bíblia grega para o etíope para melhor seu povo ser evangelizado por meio de seu tesoureiro Candace é um termo totalmente sem sentido para o iniciante da Bíblia.
Quando o estudante bíblico avança em seus estudos descobrirá a sua identidade e conhecerá as referencias sobre a Etiopia Antiga. A Etiopia é falada em profecias: Salmo 68:31; Salmo 87:4; Isaias 45:14; Ezequiel 30: 4-9; Daniel 11:43; Naum 3:8-10, Habacuque 3: 7; )

12 comentários:

  1. Olá tudo bem sou o Bernardo do blog:

    http://quadrinhosdobem.blogspot.com/

    Tivemos a iniciativa de criar quadrinhos educativos e recados cristãos para o orkut, é algo bom pois existem muitos cristãos em redes sociais, porem também é muito trabalhoso então pedimos que conheça nossso trabalho e se possivel ajude-nos a divulga-lo por meio do seu blog.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernardo,Paz e Graça desde Siao. Conte comigo na divulgaçao de seus trabalhos que sao EXCELENTES.Esforça-te e tens bom animo porque o Eterno Yeshua e contigo.E assim iras contribuindo para o reino de Deus.Amem.Tenho a MISSAO de ORAR por todos que VISITAM meus BLOGS.Porque cada visita e como se fosse um pouco dagua saciando a SEDE da Palavra e da Oraçao

      Excluir
  2. Querida irmã Nancy Nunes, agradeço-te pelo belo texto que, certamente, usarei no primeiro estudo Bíblico minha cidade, Xanxerê. O trabalho começa hoje e escolhi a conversão do eunuco etíope para isso. Ore pelo novo trabalho nesta cidade e Deus abençoe a Igreja de Curralinho!

    Luiz Lemos.
    www.ccv.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, Paz e Graça desde Siao... muito e muito obrigada, o Eterno Yeshua continue te usando e te iluminando nos Estudos e conhecimentos da Palavra e na Oraçao.

      Excluir
  3. Valdencir, cidade Jundiaí Sp.
    Que Deus lhe de porção dobrada do Espírito Santo para continuar a esclarecer a todos quanto venham necessitar de uma orientação dentro da palavra de Deus.
    A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Etiópia/àfrica é a fundação!

    ResponderExcluir
  5. Deus te abençoe mulher, uma revelação divina as mulheres candece,mulheres guerreiras daquele tempo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola amigos (a): Paz seja com vosco ,LAYO Helio ,Redenção -PÁ, Já estava estudando esta mensagem para prega na minha Colação do instituto teológico Quadrangular ,e fiquei agraciado com Deus através deste estudo ou mensagem ,que Deus possa lhe abençoa muito ...

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz irmã Nancy sou mis. Olimpia estou juntamente com meu esposo PR.João Cunha, em Porto Santo Portugal, começado uma grande obra de evangelismo. Estudando a palavra hoje em atos Cap.8 v27 descobri o nome desta rainha então resolvi pesquisar, foi então que descobri seu blog, estou contente e creio que vc pode nos ajudar na obra missionária aqui neste lugar ,através de suas matérias. Um beijo no coração e obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz irmã Nancy, sou mis. Olimpia estou com meu esposo pr.João Cunha ,em Porto Santo Portugal, começando uma grande obra.Hoje lendo a palavra em atos cap.8 verdadeiros.27 onde fala sobre a rainha Candace, resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto, quando me deparei com o seu blog fiquei maravilhada, acho que vc pode me ajudar na evangelização.

    ResponderExcluir
  9. Oi a paz gostaria de saber da onde vem os pergaminhos que a rainha tinha em mãos q será ao eunuco a origem deles obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei o estudo que esclarecimento fascinante Deus te abençoe!

    ResponderExcluir